sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Possibilidade de segundo ano consecutivo de seca no RN assusta produtores rurais potiguares

Produtores rurais do Rio Grande do Norte estão preocupados com as estiagensPreocupação! Este é o sentimento dos produtores rurais norte-rio-grandenses em relação às condições de inverno previstas para o plantio da próxima safra agrícola. O desastre agrícola de 2012 continua gerando consequências danosas em relação ao desabastecimento de alimentos nas áreas rurais do Rio Grande do Norte. Tradicionalmente, nesta época do ano - mês de janeiro, grande parte das áreas já estaria preparada para receber as sementes. As notícias sobre a incidência de chuvas não são favoráveis, já que persistem as condições desfavoráveis às chuvas para a Região Nordeste.

 Mesmo com a indefinição sobre o desenvolvimento do fenômeno El Niño, permanece o padrão desfavorável à ocorrência de chuvas sobre a Região Nordeste do Brasil. A previsão climática para o período de janeiro a março de 2013 indica maior probabilidade de ocorrência de chuvas na categoria abaixo da faixa normal (40%).

 Entretanto, as previsões para as áreas situadas na região leste da Região Nordeste (faixa litorânea) poderão ser diferentes, já que o principal período chuvoso dessa faixa historicamente inicia entre os meses de março e abril. Assim, cabe desde já, ao setor agrícola nordestino, em especial o do Rio Grande do Norte, atentar para essas possíveis situações desfavoráveis que poderão ocasionar mais prejuízos para a sociedade e as propriedades rurais do semiárido. A situação é preocupante! Por isso, as ações proativas emanadas do setor público e privado devem ser acionadas.


V&C



gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você fica ciente e responsável pelo que escreve.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.