terça-feira, 22 de outubro de 2013

Dia Rosa em Jardim de Piranhas atendeu mais de 200 mulheres

O Dia Rosa realizou 203 atendimentos em mulheres de 17 a 87 anos nesta segunda-feira, 21, em Jardim de Piranhas. A iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde permitiu que muitas mulheres realizassem exames pela primeira vez ou aprendesse a fazer o autoexame. Do total de mulheres atendidas, 183 mulheres realizaram exames de mama e 20 o preventivo de câncer de colo do útero. No final, foram autorizadas 35 mamografias que serão realizadas em regime de urgência.
Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde observou que a maior procura pelos procedimentos foi de mulheres entre 41 e 50 anos, seguida por mulheres de 31 a 40 anos. Entre os casos suspeitos a prevalência foi na mama esquerda. Esta foi a primeira vez que a Prefeitura de Jardim de Piranhas realizou um evento nesta dimensão. Este foi o motivo, segundo o coordenador da Estratégia Saúde da Família, George Pereira, que reuniu tantas mulheres e curiosos durante os atendimentos desta segunda-feira. “O evento foi muito positivo e elogiado pela população. Atendemos muitas mulheres que nunca tinham feito uma auto-avaliação”, contou, lembrando que os atendimentos continuam até o dia 31 de outubro, só que nas unidades básicas de saúde.
A ação dentro da programação internacional do Outubro Rosa começou às 8h da manhã com uma caminhada pelas ruas da cidade. Em seguida, uma estrutura foi montada em plena praça pública para atender as mulheres. A iniciativa foi tão positiva que os trabalhos entraram pela noite. Para simbolizar a campanha contra o câncer de mama foram instaladas tendas, sala de espera e refletores rosa. As pacientes que aguardavam na fila assistiram palestras sobre autoexame e a importância da prevenção contra o câncer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você fica ciente e responsável pelo que escreve.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.