sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Prefeitura de Jardim de Piranhas vai realizar testes rápidos para diagnósticos de HIV e Sífilis

A Prefeitura de Jardim de Piranhas vai começar a realizar testes rápidos para diagnósticos de HIV e Sífilis (TRD HIV). A Secretaria Municipal de Saúde encaminhou profissionais de estratégia da saúde da família e do hospital do município para capacitação e treinamento nesta área. A iniciativa faz parte da Rede Cegonha projeto para qualificar profissionais das unidades de saúde que prestam assistência pré-natal.
Os profissionais concluíram o treinamento nesta quarta-feira (11). Com esse procedimento, a certificação será encaminhada ao Ministério da Saúde para que o município possa começar a receber os testes. A secretaria municipal de Saúde explicou que dos onze profissionais que participaram da capacitação, um pertence ao Hospital e os outros pertencem a uma unidade de Saúde do município. 
O coordenador da Estratégia Saúde da Família, George Pereira, explicou que o município nunca contou com este teste rápido e que o procedimento representa um grande avanço. “Quando alguém precisa realizar um teste para este tipo de diagnóstico, precisamos encaminhar para Caicó o exame e aguardar de 30 a 40 dias o resultado. Com esse teste rápido e o diagnóstico imediato para HIV e Sífilis, será possível iniciar o tratamento rapidamente, sendo os casos de sífilis tratados aqui mesmo no município e de HIV encaminhados para Natal”, informou George.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você fica ciente e responsável pelo que escreve.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.