quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

80% das mortes na área da 5ª CIPM de Jardim de Piranhas foram com armas de fogo

Major Walmery Costa

Por Sidney Silva – O major PM Walmery Costa, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, divulgou esta semana, um balanço das ocorrências registradas na Central de Operações em Caicó, no ano passado. De acordo com os números, na cidade, a quantidade de homicídios diminuiu se comparado com 2011, quando ocorreram 11 mortes. Este ano foram registrados 7 homicídios.

Os dados regionais, ou seja, de ocorrências de homicídios no Seridó, mostram ainda que a cidade mais violenta, ou, com mais mortes, foi, Currais Novos. Lá, em 2012, foram registrados 9 homicídios. Em segundo lugar, aparece a cidade de Parelhas, onde foram registrados 8 homicídios. As cidades de Caicó e Jucurutu, registraram o mesmo número de homicídios.
A cidade de Parelhas, que é menor que Currais Novos, é a segunda colocada na relação das cidades com registros de homicídios em 2012.
Para o major Walmery Costa, a redução no número de mortes em Caicó, se deve a grande quantidade de ações de combate ao tráfico de drogas.
Nós agimos no sentido de atacar essa mazela que é o tráfico de drogas na nossa cidade. Fizemos muitas operações, apreendemos muita drogas e isso evitou algumas mortes, com certeza, agora, alguns crimes tem motivação passional. Sendo assim, nós avaliamos como positiva essa redução, e vamos trabalhar com meta para 2013, e a meta é baixar ainda mais esses crimes“, disse.
Os números revelam ainda a quantidade, e, com que tipo de arma são praticados os homicídios na área do 6º BPM, da 5ª CIPM de Jardim de Piranhas e da 3ª CIPM em Currais Novos. Nesse caso, os números vão aumentar em comparação com o que foi informado a cima, haja vista serem dados de diversas cidades da área de atuação de cada unidade, por exemplo, o 6º BPM, atua em dezenas de cidades.
Na área de atuação do 6º BPM (Caicó) foram 21 homicídios, sendo que 57% dessas mortes ocorreram com o emprego de arma de fogo. Outros 29% por arma branca (faca ou similar) e 14% outros.
Na área de atuação da 3ª CIPM (Currais Novos) foram 19 homicídios, sendo que 58% dessas mortes ocorreram com emprego de arma de fogo. Outros 21% por arma branca (faca ou similar) e 21% outros.
Na área de atuação da 5ª CIPM (Jardim de Piranhas) foram 5 homicídios, sendo que 80% dessas mortes ocorreram com emprego de arma de fogo e 20% outros.
O que chamou a atenção nesses dados relacionados a Jardim de Piranhas, é a grande quantidade de mortes com o uso de arma de fogo. Não houve registro de homicídio  com o emprego de arma branca.



gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você fica ciente e responsável pelo que escreve.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.