quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Técnicos do Sistema Piranhas-Açu debatem trecho que vai da cidade de Jardim de Piranhas à Jucurutu

Marcos Dantas informa que numa reunião realizada na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Técnicos dos Orgãos Gestores de Recursos Hídricos dos Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, representantes do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (dnocs) e  da Agência Nacional de Águas (ANA), analisaram e debateram as condições atuais de operação do Sistema Piranhas-Açu, principalmente no trecho que vai da cidade de Jardim de Piranhas à Jucurutu.
Ao final da reunião o grupo fez uma lista de recomendações e providências que visam atenuar a problemática da alocação de água nesta bacia. Entre as recomendações, uma campanha de fiscalização no trecho do rio Piranhas-Açu, entre os açudes Curema e a cidade de Jucurutu. De acordo com Joana D’arc Medeiros, Coordenadora de Gestão de Recurso Hídricos da Semarh, essa fiscalização é muito importante para verificar possíveis usos irregulares, como também barramentos. “Nesta situação de estiagem o uso prioritário é para abastecimento humano”, disse Joana.

Barramentos e obstáculos no leito do Rio Piranhas serão fiscalizados: o uso prioritário é para abastecimento humano

Rio Piranhas em Jucurutú. Foto Damião Oliveira
Na campanha de fiscalização no leito do Rio Piranhas também serão adotadas medidas que visam à correção de obstáculos como passagens molhadas e barramentos e ainda a suspensão das captações de água para irrigação. “A ANA vai organizar reuniões públicas nas comunidades desse trecho da bacia para comunicar à sociedade sobre a real situação de disponibilidade hídrica e da importância do uso racional da água”, completou Joana.
Outro encaminhamento da reunião foi a elaboração da proposta de um plano de operação, fiscalização e gestão dos reservatórios de Coremas, Mãe D’água e Armando Ribeiro Gonçalves que se localizam no rio Piranhas-Açu.  “Considerando a realidade atual desses reservatórios, vamos aprontar esse documento a curto prazo” falou Geny Formiga, representante da Caern. Um próximo encontro entre os técnicos ficou marcado para o mês de setembro, na sede da ANA em Brasília, visando a aprovação deste plano de operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você fica ciente e responsável pelo que escreve.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.