terça-feira, 13 de agosto de 2013

Jardim de Piranhas mais próximo de ter uma Casa de Cultura

O jornalista César Santos, diretor do Jornal de Fato, em Mossoró, afirmou na coluna desta terça-feira, 13, que a governadora Rosalba Ciarlini só ficou sabendo agora do pedido de cessão do prédio da Escola Padre João Maria, feito pelo prefeito de Jardim de Piranhas, Elídio Queiroz, para instalar uma Casa de Cultura e uma Biblioteca no município e deve tomar providências. Confira a coluna de César de hoje.

A governadora da Cultura
O município de Jardim de Piranhas, na região do Seridó, tem se destacado pela atenção do poder público municipal à cultura. Neste ano, um avanço inquestionável com a criação do Fundo Municipal de Cultural, inserido no Plano Nacional do Ministério da Cultura.
Único município seridoense com o selo.
Isso significa que Jardim de Piranhas está habilitado a receber incentivos federais para projetos que visem resgatar e valorizar as manifestações e raízes culturais do seu povo.
Nesse contexto, um pequeno obstáculo insiste em cruzar o caminho dos jardinenses, que só a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) pode removê-lo.
Trata-se da negativa do Governo ao pedido da Prefeitura de transformar um imóvel do Estado em Casa de Cultura, equipamento de extrema necessidade para o desenvolvimento das atividades.
O prédio em questão é onde funcionou a escola mais antiga do município, a Padre João Maria, que hoje não tem mais alunos nem funcionários, todos transferidos para a Escola Estadual Machado de Assis. Ou seja, o imóvel hoje está sem função, apesar de ter sido reformado pelo Governo recentemente.
Uma simples pactuação de Governo e Prefeitura resolveria a questão. Porém, até aqui, auxiliares da governadora impedem que o assunto suba à rampa do Centro Administrativo (leia-se a Governadoria).
Pois bem…
Rosalba Ciarlini agora está sabendo, e não há dúvida de que ela vai tratar o assunto com a importância que merece. A cultura é uma das áreas que mais recebem atenção da governadora, e não é de hoje.
Como prefeita de Mossoró, Rosalba foi um marco cultural, criando: Cidade Junina (uma das três maiores festas do gênero do Brasil); Auto da Liberdade (peça teatral ao ar livre que conta os quatro feitos históricos do povo mossoroense: resistência ao bando de Lampião; primeiro voto feminino de Celina Guimarães; Motim das Mulheres; e Abolição da escravatura antes do Brasil); construção do Teatro Municipal Dix-huit Rosado; criação da Estação das Artes Elizeu Ventania; instalação da Biblioteca Municipal em nova sede, entre tantas outras ações.
Com esse espírito de quem sempre valorizou a cultura, não há dúvida de que a governadora vai tratar a questão da Casa de Cultura de Jardim de Piranhas com a sensibilidade e a importância que o tema merece. O pedido feito pelo prefeito Elídio Queiroz (PSD), que certamente não chegou ao gabinete da governadora, agora está se tornando público, na certeza de que o projeto terá a seu favor o maior defensor possível: a governadora Rosalba Ciarlini.
É aguardar para ver.
Confira a coluna de César Santos na íntegra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você fica ciente e responsável pelo que escreve.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.