segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Base Avançada do Ibama em Caicó será desativada em 90 dias e prejuízo ao Seridó é sem precedentes

A base Avançada do Ibama em Caicó será desativada em 90 dias. A decisão foi anunciada em documento publicado pelo órgão nesta sexta-feira, 16 de agosto. A previsão de fechamento definitivo é de três meses, a partir da publicação da Portaria.

A Portaria alega que a decisão se faz necessária  para a otimização de recursos e  que a unidade de Caicó tem pouca capacidade operacional e 
poucos funcionários, entretanto,um trecho do documento dá a entender que a decisão de desativar o IBAMA em Caicó remonta ao início de 2012. Confira abaixo

"Considerando que o IBAMA/Sede, por meio do Memo. nº 07/2012 PRESI/IBAMA, de 17 de janeiro de 2012, determinou para ao Superintendente do IBAMA-RN a adoção de medidas urgentes visando à desativação da Base Avançada de Caicó-RN"


Do blog: A decisão do IBAMA parece ser totalmente equivocada, quando bem sabemos que a região do Seridó foi diagnosticada como uma das áreas do país mais atingidas pelo processo de desertificação, com uma situação extremamente crítica  nos municípios de Equador, Parelhas, Carnaúba dos Dantas, Caicó, São José do Seridó e Currais Novos, portanto, a presença do IBAMA na região é fundamental para coibir as agressões ao já exaurido ecossistema da caatinga  seridoense, levadas a cabo pela ação indiscriminada do homem nas queimadas, no desmatamento e na caça predatória a espécies ameaçadas de extinção no Seridó. Trabalho há e muito para fazer.O Ibama deveria sim reestruturar e repensar suas ações para o Seridó, aumentando o seu poder de fiscalização e não simplesmente fechar as portas e abandonar o barco.Urge de imediato uma intervenção política.


V&C

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você fica ciente e responsável pelo que escreve.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.