segunda-feira, 15 de julho de 2013

Prefeito, vereadores e sociedade apodiense cobram posicionamento dos políticos do Estado sobre o Campus da UERN.

A audiência pública organizada pela Câmara Municipal de Apodi, hoje pela manhã, para cobrar dos políticos do Estado o apoio à implantação do campus da UERN no município, foi uma demonstração de que os apodienses estão cansados de serem preteridos na expansão do ensino superior no Rio Grande do Norte.
 
A presença do deputado federal João Maia (PR) e dos deputados estaduais Getúlio Rego, Gilson Moura, Antônio Jacome e Gustavo Fernandes inflamaram os estudantes que estavam presentes, portando cartazes  e entoando um grito de guerra com palavras de ordem, numa demonstração clara da falta de paciência com promessas e discursos bonitos.
 
 
"Vocês têm uma grande arma nas mãos, que é o voto, e pelo que vejo  sabem como usar e os políticos tem medo disto", disse João Maia, se referindo à ameaça de boicote aos deputados na próxima eleição. Ele apresentou a emenda do deputado Fábio Faria, no valor de  21.606.827 milhões para a construção do campus  em Apodi, aprovada por toda a bancada do estado, em de julho de 2013 e que será encaminhada para Brasília para ser aprovada pelo ministro da Educação.
.
 
O deputado também anunciou o apoio da governadora  Rosalba Ciarlini, através de três ações: o envio de autorização para a implementação da UERN em Apodi ao Conselho da universidade que se reunirá no próximo dia 23; uma reunião marcada para a próxima terça-feira, às 11h,  com representantes do município para discutir a implantação do campus e se prontificou a fazer parte da comitiva que irá até Brasília para buscar a aprovação da emenda para a construção do campus.
 
O deputado Antônio Jacome afirmou estar a favor da causa por ser um pleito justo, pois “não se trata da realização de um sonho de vocês, mas do fim de um pesadelo que é os jovens daqui não terem direito ao ensino superior em seu município". Opinião corroborada por Gilson Moura que reforçou o dever dos políticos de se unirem aos apodienses nesta luta.
 
"Este é o município com uma enorme riqueza natural e com um potencial humano sem igual, e merece ser tratado como tal. É por isso que mesmo com a conquista da UERN, o Apodi ainda tem crédito para alcançar outras vitórias", afirmou Getúlio Rego. A garra dos apodienses foi exaltada por Gustavo Fernandes:  "Nós políticos temos que aplaudir vocês, sociedade civil, por esta garra de lutar pelos seus objetivos."
 
 
O clima esquentou com a participação dos estudantes, numa demonstração de que os apodienses não suportam mais o descaso com a cidade.  "Nós não estamos pedindo um favor a vocês políticos, esse é o dever de vocês para com o povo que os elegeram, e nós merecemos a universidade em nosso município", cobrou o presidente da AENTS, Pedro Vítor, aplaudido pelo público presente.
 
A fala do prefeito Flaviano Monteiro inflamou a platéia que reagiu com aplausos: “ falo  como um cidadão apodiense  comum,  que já viu tudo isso acontecer , anos atrás, com a luta pela UFERSA, quando nos reunimos com deputados que nos garantiram que  a universidade seria construída aqui  e fomos dormir com a UFERSA em Apodi e acordamos sem ela. Isso nós não admitimos mais e concordo com a população que sem a UERN em Apodi, voto aqui não tem.”
 
O prefeito agradeceu o apoio dos prefeitos das cidades de Felipe Guerra, Governador Dix Sept Rosadop, Caraúbas, Itaú, Rodolfo Fernandes e Umarizal, Severiano Melo que se uniram à luta e convidou a todos para irem a Mossoró no dia 23. "Já chega de tanto descaso com o nosso município, nós também somos potiguares e merecemos respeito, temos muitas riquezas, um potencial que merece e necessita ser explorado", concluiu.
 
Além de prefeitos e deputados, a audiência contou com representantes da sociedade civil, empresários, o padre Maciel, diretores de escolas, secretários municipais e estudantes que utilizaram cartazes com os dizeres "Sem UERN em Apodi voto aqui não tem" e "vocês políticos não estão nos fazendo um favor, mais sim cumprindo com o seu dever" .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você fica ciente e responsável pelo que escreve.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.