segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Ministro afirma que águas do São Francisco chegarão à PB em 2014


Transposição: custos serão revAs águas da transposição do Rio São Francisco poderão chegar à Paraíba ainda no próximo ano. A informação foi dada pelo ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho, durante visita às obras do eixo norte, em São José de Piranhas, no Sertão do Estado, na última sexta-feira (1º). Segundo ele, a primeira região a receber a água do “Velho Chico” deverá ser o Cariri, através da conclusão das obras do lote 12, do eixo leste que terminará em Monteiro.
No local, as obras foram retomadas no mês passado. Já no Sertão, porta de entrada do eixo norte na Paraíba, o lote 7, que está paralisado há mais de um ano, será relicitado no próximo dia 28, conforme garantiu o ministro e a previsão é que toda atividade seja concluída em dezembro de 2015. O lote terá um investimento de aproximadamente R$ 400 milhões.


De acordo com Fernando Bezerra, o Ministério reconhece que existem obras paradas e que os interrompimentos atrasaram a transposição, mas garantiu que todas os lotes que estão paralisados serão retomados ainda neste primeiro semestre do ano.

Ele explicou que dos 16 lotes que compõem os eixos norte e leste, um já está concluído  onze está em andamento e outros quatro estão em fase de processo licitatório.



Em relação aos lotes 7 do eixo norte, em São José de Piranhas, no Sertão, que foi abandonado pelas empresas há mais de um ano, o ministro disse que as atividades serão retomadas até o mês de maio. “Nesse referido lote, o consórcio que estava executando não teve o contrato renegociado e agora abriremos licitação no dia 28 deste mês. Queremos que tudo corra de forma rápida para a obra começar em poucos meses. Esse lote é de extrema importância porque é o responsável pela construção do canal que levará água para o reservatório de Engenheiro Ávidos  além do Rio Piranhas-Açu, que abastece o Coremas e o Rio Grande do Norte”, frisou.


No lote 14, também localizado em São José de Piranhas, e que contempla a construção dos túneis Cuncas I e II, o maior da América Latina em infraestrutura hidráulica, as obras estão avançando e, dos 21 quilômetros de extensão,  já foram escavados 13,2km. “As obras nos túneis não passaram por paralisação. O consórcio Construcap não parou em nenhum momento e o túnel é uma das obras mais complexas de todo projeto da transposição. Somente o Cuncas I, que mede 15, km, já está com 49,1% de conclusão, e o Cuncas II que mede 6km, está com 93,3% de obras executadas”, contou o ministro da integração.

Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você fica ciente e responsável pelo que escreve.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.